top of page
O projeto de extensão de Ensino Coletivo de Cordas, com previsão de aulas e ensaios semanais,  tem como objetivo alcançar a popularização da música instrumental, a ampliação de repertório do público interno e externo à Universidade, o aumento da sensibilidade e senso crítico artístico da comunidade.
A música enquanto parte do conhecimento não pode ficar excluída de nenhuma Universidade que se proponha a ser considerada uma instituição que contemple em si a vasta gama de conhecimentos científicos, sociais e culturais da humanidade e que também difunda esses conhecimentos e neles envolva a comunidade local. Desta forma, o projeto aqui apresentado, pretende contribuir com o desenvolvimento e a difusão da música internamente e externamente à UFAC – propiciando aos graduandos da Universidade o envolvimento no ensino e à comunidade o contato e o aprendizado da música instrumental.
O trabalho se desenvolve por meio do ensino coletivo e simultâneo dos instrumentos violino, viola e violoncelo, método inovador que, no Brasil, teve como passos iniciais o Projeto do Grupo Pão de Açúcar (que adotou o Método Jaffé de ensino coletivo), Projeto Guri, e o projeto A Corda Toda coordenado pelo Professor Dr. Luiz Amato (UNESP) e Prof. Dra. Liu Man Ying (UFC), que serão  parceiros deste projeto.
Os alunos têm ao longo da semana duas horas de aula: uma hora de aula prática e uma hora de aula teórica, que tem como objetivo introduzir o aluno em noções básicas de leitura e teoria musical.
O Projeto é coordenado pelo Prof. Me. Leonardo Feichas e têm como colaboradores o Prof. Me Elder Gomes, os técnicos Administrativos Músicos Letícia Porto, Alan Uchôa, a colaboradora externa Nágila Batista e os alunos do curso de Licenciatura em Música. 
bottom of page